• Sabrina

Calcule a sua pegada de carbono pessoal

Atualizado: 12 de Mar de 2020

Saiba o que é a pegada ecológica ou pegada de carbono, como o estilo de vida interfere na marca de deixamos na Terra, e como podemos calcular a nossa.



Se você fez um breve tour por esse blog eu espero que tenha sido natural perceber que o nome do site - pegada na terra - é uma referência à pegada ecológica. Se não, acabei de te contar.


Pegada ecológica, ou também chamada de pegada de carbono, é uma alegoria sobre o rastro que deixamos na Terra pelo uso dos recursos naturais a nosso favor. Tudo o que comemos, vestimos e fazemos e usamos para nos locomover e existir consome recursos naturais, e é possível calcular o tamanho da sua pegada. O resultado é convertido na quantidade de gás carbono que emitimos na atmosfera em função da produção dos bens que consuminos, por isso é também chamada de pegada de carbono.


Quer saber como calcular a sua? No final do texto tem um link, mas termine a leitura primeiro.


O que a pegada de carbono tem a ver com sustentabilidade?


A sustentabilidade é um estado que gostaríamos de atingir: em termos ambientais, é quando a quantidade de recursos explorados na natureza é exatamente igual à capacidade que o ambiente tem de repor esses recursos. Mas lembre-se que o mesmo princípio se aplica às sociedades e à economia.


O conceito de sustentabilidade se efetiva quando o tamanho da pegada de cada pessoa é exatamente do tamanho que a Terra consegue cobrir. Por isso as escolhas pessoais e o estilo de vida estão entre os fatores mais importantes para fazer a mudança acontecer: é a soma de muitas pequenas coisas que promove uma grande mudança.


O que a pegada de carbono tem a ver com viajar?


Para os viajantes não é diferente. Os hábitos de vida que temos e praticamos no nosso cotidiano são levados conosco na mala. Especialmente o hábito de pensar duas vezes e avaliar o impacto que as nossas opções podem gerar. Por exemplo, os meios de transporte que usamos para viajar são determinantes no tamanho da pegada que geramos nas nossas aventuras, e muitas vezes temos a opção de escolher como vamos nos locomover.


É por isso que o turismo sustentável tá "virando moda": É que não é bem uma escolha, é uma necessidade desesperada. Há cada vez mais hotéis e destinos buscando iniciativas sustentáveis, e cresce também o número de viajantes interessados em incorporar atitudes responsáveis.


Então aqui eu tenho duas coisas pra você:

1. Calcule a sua pegada ecológica no site da WWF

2. Depois veja as orientações para diminuir a sua pegada.


Lembre-se que os hábitos responsáveis são um estilo de vida, construídos por um mindset responsável. Por isso, nossos hábitos nos acompanham em qualquer lugar. Então vamos juntos.


Um abraço!



20 visualizações0 comentário
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram

©2020 por pegada na terra