• Sabrina

Como passei todo o inverno europeu sem comprar nenhuma peça de roupa? Com looks sustentáveis

Atualizado: Jun 10

Moda tem a ver com viagem e sustentabilidade? Lógico!


Quando falamos de viagem sustentável, muitas pessoas ainda pensam que essa postura envolve abrir mão de estilo, conforto e glamour, o que não é verdade. Aliás, pelo contrário: não existe nenhum estilo em vestir roupas de loja de departamento, ou glamour em usar uma grife que polui e explora. Leia esse post sobre estilo de vida e como viver com luxos de forma inteligente.


Ao mesmo tempo, as roupas que levamos na mala não determinam apenas o nosso conforto durante a viagem ou a qualidade dos registros fotográficos, mas a nossa postura responsável diante do mundo. Minhas viagens sustentáveis geralmente envolvem a busca pela eficiência máxima. E isso foi uma das coisas que eu fiz quando vim para o norte da Itália.


Se você já teve a experiência de procurar ou comprar agasalhos no Brasil para enfrentar a neve no exterior, possivelmente já percebeu que é um péssimo negócio: as roupas vendidas no Brasil não são adequadas para tanto frio, e isso é bem óbvio. E ao contrário do que parece, você não deve gastar rios de dinheiro para isso. Vou te contar o que eu sempre faço quando viajo para qualquer lugar.


Mas antes de começar, uma coisa importante: essa técnica pode ser usada em qualquer época do ano para organizar seu guarda roupas e até para uma redefinição de estilo e identidade. Sobre isso, leia este post no blog do Garage Sale Melissa. Se estiver entrando se preparando para adotar um estilo de vida minimalista ou sustentável, essa é uma etapa muito importante.


Agora, vamos à viagem:


Escrevo este post de Turim, Região de Piemonte, norte da Itália

Nas minhas andanças, estou passando uma temporada em Turim (ou Torino, em italiano) no norte da Itália, onde estão a sede da FIAT, da Nutella e 21 Patrimônios da Humanidade. Turim está na Região de Piemonte, que é cercada pelos Alpes que fazem a fronteira com a França e a Suíça. Se você passar pelo norte da Itália, esta cidade magnífica é sua parada obrigatória!


Quando cheguei aqui o outono estava começando, e aos poucos o frio foi se intensificando. Mas com o orçamento voltado para outras prioridades e a proposta de comprar apenas o estritamente necessário, precisei criar uma estratégia para otimizar o uso do que eu já tinha. E foi sucesso. O procedimento é o seguinte:


1. Use o acervo do oráculo ao seu favor


Mais conhecido como Google, esse oráculo pode ter a resposta para todas as suas perguntas. Você fará pesquisas no Google Imagens com os seguintes termos:


"look sobreposição inverno"

Sobreposição é usar várias camadas de roupas de uma forma ordenada para um estilo mais urbano.


A pesquisa ainda não acabou. Agora que você já conhece o estilo e consegue pensar em quais peças do seu guarda roupa seriam melhor aproveitadas, vamos a elas: Escolha uma, por exemplo "casaco verde" e acrescente na busca:


"look sobreposição inverno casaco verde"


Essa é a cor do meu único casaco de inverno (aqueles alcochoados) que eu acho super difícil de combinar. Agora dá pra ver que peças e acessórios posso usar com ele.

Mas vamos continuar, ainda não acabou. Faça isso para as suas peças chaves e veja quantas combinações diferentes podem ser feitas com ela. Essa será uma peça ideal para levar na viagem.


"looks inverno lenços" ou similar


Eu, particularmente, não uso cachecol. E aqui eu percebi que definitivamente ele não é necessário para enfrentar o inverno europeu. Os lenços, por outro lado, fazem muita diferença, mesmo que sejam bem fininhos.


Lenço é uma coisa que transforma qualquer look de meia estação em um look de inverno. Aqui eles (mulheres e homens) usam bastante o lenço grande, jogado até sobre os ombros.


"look sobreposição meias"


Se você é como eu que tem o pé gelado, certamente já está se preocupando com um calçado quentinho e confortável. Dá pra usar esse método também.


Eu usei muito a sobreposição de meias aqui. Mesmo que você acabe comprando uma bota, lembre-se de sempre comprar um número maior. Isso é praxe por aqui: as meias grossas são necessárias no inverno, não se limite.


2. Desfrute da moda sustentável: vamos de brechó


Aqui na Europa os brechós são levados muito a sério! Se você precisar comprar peças de inverno, não compre no Brasil, deixe para fazer isso aqui. E se fizer, priorize os brechós! Pesquisando no Google Maps você certamente encontrará diversos na cidade onde estiver. Pesquise por "second hand".


Não se preocupe com higiene, isso é um protocolo bem importante por aqui. Mas só pra te tranquilizar, existem lavanderias de auto serviço em franquias, onde você paga 1 Euro para usar a lavadora e 1 Euro para usar a secadora. Ali mesmo dá pra comprar o sabão em quantidade para uma lavagem única.


Eu estou montando minha mala de viagem para o verão italiano exclusivamente com peças de segunda mão, além de estar usando essa dica das pesquisas para combinar e ter inspiração de looks. Quero sair bem nas fotos sem repetir sempre a mesma roupa, mas sem carregar malas gigantes! Aliás, aqui vai um lembrete importante: Se for a Veneza, não leve mala, leve mochila! Entenda isso neste post aqui!


Mesmo que você encontre lojas com preços bons, pense na importância de estimular a economia circular comprando em brechós. Fazer o uso adequado do tempo de vida de uma peça e economizar os recursos usados para a produção de outras novas é uma atitude que faz uma diferença gigantesca no planeta, especialmente na indústria da moda!


E espalhe essa ideia: ser sustentável começa com uma postura responsável, mas sem abrir mão de glamour, estilo ou conforto. A diferença é que você passa a administrar as coisas com critério, com eficiência e aproveitando todas as potencialidades de cada objeto, de forma inteligente. Seja mais.


E se quiser aprofundar nesse assunto e aprender sobre as manipulações do consumo, leia esse post aqui e seja uma pessoa de pensamento (e estilo) livre.

28 visualizações
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram

©2020 por pegada na terra